terça-feira, 19 de junho de 2012

MOTIVAÇÃO EM EaD


Para muitos, motivação na educação é mais que uma ferramenta, é uma questão de sobrevivência ou permanência em alguns cursos. Sabemos que em EaD o aluno precisa ter um bom nível de motivação, afinal é uma nova forma de conceber o conhecimento.

O aprendizado de alunos em EaD é influenciado por vários fatores e um deles, que não poderia ficar de fora, é a MOTIVAÇÃO. 


Mas, como motivar um aluno em EaD? De onde podem surgir artifícios motivadores para este novo formato de educação colaborativa?


Poste aqui suas impressões e comentários! 


E aí? De onde vem a motivação em EaD?



sexta-feira, 1 de junho de 2012

EVASÃO: Alunos DESINTERESSADOS ou Ensino DESINTERESSANTE?

      A discussão está em alta: EVASÃO ESCOLAR. Já são rotineiras as discussões em reuniões escolares sobre os índices de evasão por parte dos alunos. Matriculam-se ou prestam provas para ingressar nas unidades de ensino, começam a frequentar por determinado período e logo se evadem.
       Hoje, os levantamentos e pesquisas apontam que a evasão, nos últimos 10 anos, tomou proporções nacionais e sem rotulação de tipos de ensino. Em outras palavras, a evasão acontece tanto no ensino público – em maior proporção – como no particular, tanto nos ensinos médio e técnico como também em universidades e faculdades, o que torna mais complicado o mapeamento das causas da evasão.
As possíveis causas levantadas para a evasão são as mais diversas e inacreditáveis possíveis, porém nenhuma delas é suficiente o bastante para tomarmos ações para conter esse índice, pois combater a evasão ainda é um desafio.
            Os malefícios advindos da evasão são sentidos pelas escolas, pelos professores em sala de aula, para os próprios alunos que acabam desperdiçando tempo e perdendo oportunidades etc., mas a perda mais visível e dolorosa é a perda social que o país tem ao conviver com altos índices de evasão.

Eu pergunto a você: o que está acontecendo com o ensino?
O que os alunos, os professores, a sociedade têm a dizer sobre isso?

ALUNOS DESINTERESSADOS ou ENSINO DESINTERESSANTE?