sábado, 22 de janeiro de 2011

O PROFISSIONAL E A TECNOLOGIA

Que ela está na minha e na sua vida, não nos restam dúvidas! Mas afinal, que tipo de profissional essa tecnologia está buscando ou na verdade está moldando para o mercado?

Muitos profisisonais dizem que estão atualizados com o mundo da tencologia e principalmente, dizem ser adeptos às ferramentas, além de dizer que estão aptos a lidar com estas tecnologias. Não nos limitemos a ligar a tecnologia apenas à informática e seus elementos, mas sim enxergar a tecnologia como algo que já está nos abraçando e que ainda muitos se relutam em se atualizar para o mercado de trabalho.

É muito comum as pessoas em busca de novas oportunidades de trabalho e de carreira nos perguntarem: "Você não sabe de nenhum serviço pra mim não? Tô parado faz tempo..." O que mais nos deparamos é com pessoas que precisam trabalhar. Claro, não vamos ser hipócritas e dizer que nossa economia ou as oportunidades de emprego do Brasil estejam em ótimas situações. Pelo contrário, há falta de empregos sim, em todos os nossos estados.

Porém, temos que abrir ainda mais nossos olhos e também parar pra refletir. As acusações são as primeiras a sairem por nossas bocas: o governo é isso, é aquilo... políticos, etc. Mas eu pergunto: POR QUE NÃO NOS PERGUNTAMOS O QUE ESTÁ FALTANDO NA MÃO-DE-OBRA BRASILEIRA QUE TAMBÉM NÃO A ENONTRAMOS QUALIFICADA PARA OCUPAR DETERMINADOS EMPREGOS?

E aí? Qual o perfil que estamos nos deparando no mercado que muitas vezes nos pedem empregos, e que na verdade não têm nem mesmo curso básico em informática? Sabemos que ainda temos pessoas que não tiveram oportunidades de acesso à inclusão digital.

Mas fica a pergunta: SERÁ QUE O MERCADO DE TRABALHO ESTÁ EXIGINDO MUITO DO NOVO PROFISSIONAL COM A TECNOLOGIA OU O TRABALHADOR NÃO TEM O MÍNIMO QUE AS EMPRESAS BUSCAM PARA O TRABALHO?

3 comentários:

  1. Olá Pugim, tudo bem? Pugim acredito que a globalização esta deixando acirrada a concorrência, a tecnologia vem se atualizando muito rapdamente e paises como o nosso ainda não estão preparados para tanta informação, mesmo ja sendo um pouco mais desenvolvido ainda existem muitas pessoas que não podem ter um curso,e em alguns casos não é nem possivel ter um curso. As emprezas estão exigindo o que elas precisam para o momento, mais o problema esta em como o trabalhador pode se atualizar cada vez mais para o mercado de trabalho...

    ResponderExcluir
  2. O mercado de trabalho é o reflexo do modo de trabalho das empresas hoje. Ele está exigindo muito do novo e muito mais do antigo profissional que não está "alfabetizado" digitalmente. Hoje a tecnologia é mais que uma ferramenta, ela é um meio através da qual as empresas apoiam todo seu negócio. Os profissionais empreendedores que buscam ter mais clientes e uma forma de atende-los melhor, que buscam aprimorar seus processos e ter mais rapidez e precisão em seus resultados são aqueles que estão a par da tecnologia mais recente e sempre buscando melhora-la ainda mais. Dessa forma sua concorrência tentando acompanha-los dissemina muito mais a necessidade de se estar atualizado com a tecnologia mais recente. Com a digitalização das informações é possiível explorar e desenvolver produtos para nichos de mercados muito especifícicos, dessa forma atendendo seus clientes com um produto que está exatamente de acordo com suas necessidades. Outro exemplo em um comércio eletronico é possível acompanhar o histórico de compra de clientes, indentificar suas preferências e fazer ofertas individuais de produtos complementares.

    ResponderExcluir
  3. A evolução da tecnologia causou uma espécie de reação em cadeia: a mudança de perfil do consumidor força as empresas a oferecerem tratamento individualizado e isso torna necessário que o trabalhador acompanhe essas transformações. Alguns profissionais não se atualizaram enquanto outros não tem o mínimo exigido hoje para atuar no mercado. Mas a verdade é que, na maioria dos casos, a inadequação da mão-de-obra é fruto não da falta de vontade ou acomodação do cidadão mas da realidade de um país em que a educação é sacrificada: as pessoas ainda abandonam os estudos para trabalharem em troca de um salário que garanta comida.

    ResponderExcluir

COMPARTILHE SEU PONTO DE VISTA!