terça-feira, 10 de abril de 2012

Redes Sociais e a Língua Portuguesa: ALIADAS OU INIMIGAS?

É inevitável: as redes sociais tomaram conta do dia-a-dia de quem usa internet. Para uso pessoal ou profissional, elas estão a todo vapor, interagindo com os usuários e reforçando o conceito de web 2.0 que veio pra ficar.



Dentre as REDES SOCIAIS mais conhecidas e, que caíram no gosto dos usuários brasileiros, destacamos o Orkut, Facebook, YouTube, Twitter e MSN. Todos campeões de navegação diária, sem contar outros que estão também em amplo crescimento.

Com o acesso facilitado à internet e, conseqüentemente a essas redes sociais, a comunicação se tornou mais fácil, rápida, curta e instantânea. Surgiu até um novo dialeto que ficou conhecido como “INTERNETÊS”, neologismo que define uma forma de escrita dotada de características particulares que os internautas foram desenvolvendo para deixar a comunicação mais ágil através das redes sociais e programas de conversas instantâneas.

O problema que enfrentamos neste cenário não é o uso das redes nem mesmo o surgimento desse “internetês”, mas sim as influências e interferências que essa nova maneira de se comunicar tem transcendido os limites da internet e passado a ser utilizado em outros ambientes que não são propícios à sua utilização, como as escolas, faculdades, e – acreditem ou não – diariamente na redação profissional, ou seja, para dentro do ambiente das empresas, em relatórios, e-mails, planilhas e ofícios.

E aí? O jovem de hoje lê e escreve melhor usando as redes sócias?

20 comentários:

  1. A maioria dos jovens hj em dia acaba sofrendo consequencias por causa de redes socias pois suas formas gramaticais de se escritas é bem diferente da forma que de deve ser usada, pois é mto usado abreviação nas palavras que nunca deve ser usado para fazer uma redação ou outra coisa qualquer.

    ResponderExcluir
  2. Não creio que o avanço das redes socias tenha afetado negativamente a ortográfia dos brasileiros em geral, afinal á décadas atrás quando a internet nem existia os erros de português não deixavam de predominar, tanto na escrita como na pronúncia.
    Creio que houve uma mudança positiva no comportamento das pessoas que passaram a expor mais suas opiniões e sentimentos de uma forma escrita e falada, seja ela errada ou certa.
    Vejo mais como falta de cultura das pessoas a ortografia errada, do que um problema das redes socias. Basta o governo investir em educação, que a do nosso país não é das melhores, e assim teremos pessoas com a escrita correta, tanto nas redes socias, como nos cadernos escolares.
    Tem o outro lado também que a escrita se tornou-se abreviada e cheia de expressões. Fato que se explica pela correria do dia-a-dia e o grande números de amigos que são abastecidos com informações de um rementente, que tem a pressa e a necessidade de expor o que pensa para dezenas, centenas, milhares ou milhões de pessoas.
    Tem que existir apenas a consciência de que a linguagem existe de inúmeras faces, e ela é encaixada de acordo com a situação. A linguagem das redes socias não é errada é apenas o modo de comunição mais prático para o momento "online". Em uma redação a linguagem é completamente diferente, em uma conversa pessoalmente a conversa também varia e assim por diante.
    Não existe linguagem errada, existe a falta de conhecimento das pessoas, falta de cultura, que é um problema "social" e não das redes "socias".
    Ao desligarmos o "PC" devemos desligar junto com ele as abreviações, girias e expressões usadas dentro da rede. Ao ligar ele novamente, ativamos as expressões para sanar nossas necessidades, esse é o ciclo mais correto e que com discernimento e educação as pessoas terão a capacidade de separar as situações.

    ResponderExcluir
  3. Ola pugim tudo bem?
    Então acredito que as redes sociais influencia
    sim na escrita, mas acho tbem que as mesmas ajuda bastante nas informações ...

    Um abraço Gislaine

    ResponderExcluir
  4. Hoje em dia é sim mais facil ler, mais quem não consegue prestar atenção no que esta escrevendo ou mesmo falando pode ser dar Mal, pois com essas escritas de MSN, ORKUT e outros mais, pode complicar a mente, em uma prova, em uma entrevista, já pensou estar fazendo uma entrevista e sair uma palavra errada? e escrever em um curriculo. As abreviações de palavras ta almentando cada dia mais como: q, c vai, é nóis, p/, fmz, flw,blz, qlq,qd e por ai vai.. O jeito é estar sempre atento, prestando muita atenção no que esta fazendo fora de uma redes socias.


    Beijos Bianca Marina

    ResponderExcluir
  5. Creio que os jovens estão muito ligados a essa coisa toda chamada internet, isso que veio agregar informação, aproximar pessoas mesmo de forma "virtual", e essa abreviação que muita das vezes fazemos acaba por influenciando no dia-a-dia, eu mesmo já me peguei fazendo redação usando msm,vc,tbm etc.Essas maneiras de ganhar tempo nos sites de relacionamentos, acabamos trazendo conosco na vida cotidiana, devemos saber separar essas duas coisas net e vida cotidiana, podemos ler um livro, jornal, revistas e perceber quanta coisa escrevemos errado mesmo isso não sendo somente culpa da intenet mais também da má qualidade da educação, que afeta a população.

    ResponderExcluir
  6. Bom assunto Marcelo...
    Afinal quem nunca usou um VCzinho, um TBzinho ou MSMzinho. Como já disseram alguns outros leitores o problema de escrever "errado" não é um problema vindo da internet. Mas sim a falta de compromisso das pessoas com a própria forma de escrever ou se expressar. Claro que a nova linguagem que apreciamos vem com o intuito de agilizar a escrita e dinamizar o tempo. Mas que se leve isso ao extremo de usá-la no contidiano não é uma boa coisa.
    É bom lembrar que esse fenômeno não se passa só com a língua portuguesa, em inglês (U=you, R=are) Espanhol (xp=porque, ud=usted) Russo (Spakoina=Spna,Spaciba=spba) e em muitas outras línguas.
    "Abras"
    Marlon de Almeida

    ResponderExcluir
  7. Esse tal "internetês" surgiu da necessidade de fazer com que o diálogo nas redes sociais fosse rápido e simples como a linguagem do cotidiano. A partir daí vieram as abreviações, a troca de letras com mesmo som (ch por x, qu por k), além das marcas de oralidade e da ausência de pontuação, dois fatores que dificultam o entendimento do que é escrito. Contudo, se há compreensão, o internetês cumpre com sua finalidade.
    A relação entre as redes sociais e o fato da escrita dos jovens estar ruim se estabelece no tempo que eles dedicam às redes sociais - acostumados com esse tipo de escrita - e no tempo que eles dedicam aos estudos e à leitura de um livro com a norma culta da língua portuguesa e variedade de vocábulos.
    Acredito que a grafia equivocada da língua deve-se mais a esse comportamento, a partir do qual se adquire o hábito de escrever daquela maneira e limita-se às mesmas palavras e expressões do que às redes sociais.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que o jovem passou a ler mais sim, o problema é se ele passou a ler mais, um tipo de conteúdo válido, ou se lê mais, simplesmente por navegar perdido em meio a essa rede de comunicação.
    Tudo tem seu lado positivo e consequentemente o negativo vem agregado. A necessidade de agilidade na troca de informações, a comunicação extremamente acelerada, faz com que as pessoas criem símbolos (abreviações) a fim de se comunicarem rapidamente; se antes o ritmo era calculado na quantidade de letras tecladas por minutos, passou a ser calculado por palavras.
    Não é necessário navegar por muito tempo para se deparar com verdadeiras pérolas que nos faça chorar de tanto rir ou sofrer de indignação. O avanço tecnológico ajudou e muito na disseminação do conhecimento e ao mesmo tempo trouxe vícios que dilaceram nossa Língua Portuguesa.
    Não se espantem, se de-repente depararem-se com erros em meu comentário, pois o vício já me pegou também, assim como grande parte dos internautas, e como todo vício é dificil abandoná-lo.

    ResponderExcluir
  9. De fato as redes sociais atrapalham na escrita... eu mesma ja me peguei redigindo textos no trabalho usando abreviações.... Mas no entanto trazem sim um acesso mais rápido e prático as informações, fazendo com que os jovens passem a ler mais.

    ResponderExcluir
  10. As redes sociais são ferramentas que nos auxiliam na troca de informações e na ampliação da rede de contatos, porém interfere na forma correta de se falar e escrever a língua portuguesa, pois usa uma outra linguagem, específica para as redes sociais, onde a maioria das pessoas acaba adotando os termos usados dentro das redes sociais em seu cotidiano.

    ResponderExcluir
  11. Não só os jovens, mas todas as pessoas estão lendo mais em razão da internet. Os erros de ortografia são maiores nas mensagens enviadas on-line porque a pressa é inimiga da perfeição. É fundamental que o autor do texto tenha consciência de que está escrendo errado para saber escrever certo quanto for necessário.

    ResponderExcluir
  12. Isso nada mais é doque o crescimento rapido e o progresso, pois essa socidade que usa desse tipo de artificio, nao teve estrutura para aprimorar os jovens de agora, e nao leva tao a serio a questão da lingua portuguesa e todos os seus atributos...
    agora é nessessario que se crie um dicionario especifico, pois vamos acabar tricando as palavras por codigos...
    incrivel, ao mesmo tempo q evoluimos sem notar estamos regredindo..
    infelismente.

    ResponderExcluir
  13. A internet facilita muito a comunicação e com certeza influência na escrita, entretanto vai depender muito do jovem saber a hora certa de usar o "INTERNETÊS”.
    Tudo pode ser usado como ferramenta para aprimorar a escrita, a partir do momento em que o jovem mistura a maneira como escreve na internet com a maneira que se deve escrever na escola por exemplo, ele esta se prejudicando, por isso é importante saber diferir "INTERNETÊS” com português.

    A internet é um paradoxo, sabendo a usar corretamente, ela pode trazer grandes benefícios para as pessoas, pois através das redes sociais hoje podemos nos expressar, opinar e compartilha, por isso devemos saber como usar a língua portuguesa a nosso favor!

    ResponderExcluir
  14. Passei pra te dizer que amo essa tal "REDE SOCIAL" porque através dela te conheci para cultivar essa bela amizade em Cristo.

    Quanto a lingua portuguesa, acho que a rede social não ensina a escrever errado, mas a escrever diferente, porque a pessoa para escrever corretamente depende dela mesma, além de um bom professor, mas no geral, os brasileiros escutam com sotaque e escrevem com sotoque, tipo: mió, veio, muié. Na minha opinião, nosso idioma é muito difícil e para ser um Prof. PASQUALE demanda muito trabalho.

    ResponderExcluir
  15. Bom Pugim na minha opinião os jovens de hoje passou a ler mais com as redes sociais, mas também passou a escrever de forma errada para que a comunicação seja mais rápida e esse costume passou a ser um drama para fazer uma redação por exemplo muitos esquecem que não estão numa rede social e acabam escrevendo da mesma forma e assim si prejudicando.

    ResponderExcluir
  16. Grande Celo,

    acredito que as redes sociais, cada vez mais presentes, influenciam na escrita dos jovens. Percebo que isso é relativo dentro dos contextos sociais desses jovens se acentuando naqueles mais novos.

    Achei interessante essa discussão. Vejo nela um tema complexo e amplo para se estudar.

    Abraços,

    Jefferson Oliveira
    Aluno de Geografia - UFMG

    ResponderExcluir
  17. Os Jovens de hoje, estão escrevendo cada vez pior nos dias atuais.Porque estão sempre procurando as abreviações, a facilidade de se comunicar com os amigos pelas redes sociais.
    Isso está piorando cada vez mais a leitura dos Jovens de Hoje.

    ResponderExcluir
  18. A grande maioria dos jovens afirmam que não suportam ler um livro, porem, passam horas lendo "coisas" na internet, seja isso um texto curto ou não... Portanto, minha opinião, são que sim, as redes socias melhoraram a capacidade dos jovens em ler e escrever. É claro que não podemos deixar de notar o “internetês”, presente em alguns casos, atrapalhando a escrita, onde os erros ortograficos passam a ser ridiculos, mas talvez isso seja um pequeno preço a pagar, por tanta informação que nos é fornecida hoje, pois é muito mais facil pedir que um jovem leia um artigo na internet do que ve-lô saindo com a mão cheia de livros de uma biblioteca. Estamos vivendo um século de jovens preguiçosos e tudo o que vemos é o resultado de tanta modernidade. Posso estar errada, mas isso é o que penso.

    ResponderExcluir
  19. Sei lá , a nova geração tende a mudar , com tanta informação e comodidade , consequentemente teremos menos alunos nas bibliotecas e mais alunos nas Lan Houses , As girias , as abreviações , viraram parte da lingua portuguesa , é normal , apesar de achar que as pessoas estão pensando menos com tudo isso.
    Muito Bom Professor Pugim...

    ResponderExcluir
  20. Varia muito, depende do nível de cultura das pessoas, não é difícil diferir o que é um documento importante do que uma simples conversa por msn (por exemplo). Isso acontece porque com o crescimento das redes sociais, as pessoas passam mais tempo usando um vocabular mais popular e deixando de ler livros, onde a forma culta da lingua portuguesa é geralmente mais utilizada!

    ResponderExcluir

COMPARTILHE SEU PONTO DE VISTA!