quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CONFIANÇA NA EMPRESA X SATISFAÇÃO DO CLIENTE

A palavra “SATISFAÇÃO” foi utilizada propositalmente para ilustrar o que os clientes vivenciam em empresas e que esperamos que tenha atingido suas expectativas.

Confiar em uma empresa significa preferi-la dentre outras concorrentes. É a confiança que o cliente deposita nelas ao longo do tempo que vai estreitar seu relacionamento e tornar-se fiel, possibilitando uma satisfação ao consumidor, o qual indicará a empresa a amigos e conhecidos.

O atendimento pode ser considerado uma ferramenta estratégica para que essa relação seja duradoura e, no mínimo, satisfatória.

E quando a confiança desta relação é “traída” pelo mau atendimento?
E os deslizes permitidos pelos líderes dos colaboradores denotando serem comuns e naturais as péssimas posturas de atendimento?

O cliente é pouco compreensível ou exigente demais?
Exigir o mínimo é pedir muito?

Dar preferência ao concorrente quando efetuar suas compras é "traição” do cliente ou consequência do que a empresa pratica diariamente sem perceber?

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AGORA É COM VOCÊ!!!

Compartilhe seu ponto de vista e posicione-se quanto ao assunto proposto.
Tenho certeza que TODOS tem algo para colaborar.


46 comentários:

  1. Pensar em atendimento , sempre caí naquela idéia de que "o cliente tem sempre razão", mas as empresas esquecem , que a motivação dos colaboradores reflete no atendimento. A empresa que visa somente o atendimento , e não motiva nem capacita os colaboradores , infelizmente resulta na maioria das vezes no péssimo atendimento e na insatisfação dos clientes.

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    1. Obrigado por seu comentário Priscila!
      Sua participação foi importante, afinal você já trabalha na área e tem propriedade para comentar!

      Volte sempre! :)

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    2. A confiança é uma coisa que todos nós temos. Quando a gente vai ao supermercado,por exemplo, queremos ser bem atendido, queremos nos sentir bem... Por isso que buscamos a Satisfação. Mais se por ventura ele ve que o atendimento é ruim ou algo o desagradou, ele acaba nao mais voltando a este estabelecimento e passa a frequentar lugares que se sintam bem.

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  2. Na minha opnião é consequência da empresa sim , quando o cliente prefere outra empresa , algum problema aconteceu , pois a confiança do cliente foi quebrada , a empresa ela não só precisa da confiança do cliente , ela também precisa MANTER a confiança do cliente sobre a sua empresa , pois é mais fácil manter um cliente do que conquistá-lo de novo.Sendo assim a satisfação do cliente sobre a empresa é muito importante para que ela continue crescendo e não desaponte os seus clientes pensando assim sempre neles.
    Daniela Fança , 2ºM

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    1. Oi Daniela, como vai?

      Muito nos interessa sua colocação no que diz respeito ao MANTER o cliente e não apenas conquistá-lo. As empresas normalmente pensam mais nos novos que nos atuais. Isso pode ser um erro grave no mercado e, aos poucos, os clientes se acostumam com o concorrente.

      Obrigado por suas colocações!

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  3. Acredito que em toda empresa deve haver um método de atendimento satisfatório, devem incentivar e exigir que seus colaboradores adquiriram uma postura correta no atendimento. Uma empresa pode ter qualidade em seus produtos, bons preços, mas quando o cliente é mal atendido todas essas qualidades são de pouca importância, pois os colaboradores são o espelho da empresa, e quando eles tratam mal seus clientes, a impressão que levam da empresa é que ela não serve para eles, ou seja, não os satisfazem com perfeição.
    - Elisandra Santos, 2ºM

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    1. Oi Elisandra!

      Seu comentário foi interessante mesmo! Colaboradores serem o espelho é algo que nos faz refletir sobre qual o nível de treinamento que nossos colaboradores estão recebendo para atuarem no mercado.

      Obrigado pela postagem! :)

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  4. Quando vamos comprar em alguma lugar logo pensamos em bom atendimento,mas algumas empresas deixam a desejar nesse aspecto e por isso muitos clientes deixam de comprar nelas e irem até o ponto de venda de seu concorrente,isso acontece por que alguns colaboradores deixam de prestar atenção a sua volta,mas quando percebem o problema as vezes pode ser tarde.diana

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    1. Oi Diana!

      Prestar atenção à sua volta ainda faz muita falta no atendimento. Pequenos gestos fazem dos clientes pessoas mais interessadas em comprar.

      Obrigado pela postagem!!!!

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  5. Do meu ponto de vista, o atendimento é tudo para qualquer empresa, por isso acho que os empresarios tem que saber contratar os seus funcionários, e também não tem que pensar apenas em visar o lucro, tem que pensar em motivar os seus colaboradores dando incentivos,treinamentos e valorizando-os, para que eles possam trabalhar sempre em equipe e satisfeitos,para dar um bom atendimento ao cliente. Pois o colaborador é muito imporatante para a empresa,é ele que tem uma boa participação na fidelização do cliente, porque um cliente insatisfeito com o atendimento pode não voltar mais ao seu estabelecimento, e isso fica ruim para a empresa, pois lembre-se um bom atendimento é tudo.
    Fran Pedroso 2º módulo de mkt

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    1. Oi Francisca!

      Sua contribuição é realmente interessante por meio de seu comentário. O atendimento dado pelo vendedor também é uma ferramenta de fidelização muito importante nos dias de hoje.

      Obrigado!!!

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  6. Em meio ao mercado tão competitivo de hoje, é muito importante que as empresas lutem para manter seus clientes; Tendo um bom atendimento, e um dos itens mais importante que é saber lidar com certas situações, mesmo quando o cliente não esta na sua razão pois só assim este cliente ficara satisfeito e voltara a sua empresa e concerteza ira passar uma otima imagem da empresa para seus amigos.
    ( Aquela empresa soube resolver meu problema de uma forma rapida e sem burocracia )

    Fernando Ed. E. 2ºM

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    1. Oi Fernando!!!!

      Você também contruibuiu de forma legal em nossa discussão. Saber lidar com determinadas situações realmente traz mais segurança ao para sair da empresa satisfeito ao fazer suas compras.

      Obrigado pelo post!

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  7. Vender o produto é trazer a satisfação para o cliente mas e quando o atendimento é mau feito ? Esse é um dos maiores problemas em qual quer comércio pois manter um cliente pode durar anos e anos mas para perde-lo basta apenas alguns segundos .Manter um cliente é mais facil que conquista-lo novamente . Fernanda Balúgoli 2°M

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    1. Oi Fernandinha!

      Trazer a satisfação ao cliente é um dos desafios dos vendedores, uma verdadeira missão a ser atingida, concordo contigo!

      Obrigado pela postagem!!! :)

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  8. O bom atendimento influência muito em uma compra, mas muitas vezes infelizmente não é isso que acontece, por conta de profissional despreparado e má administração.
    É comum ir ao um PDV e ter ótimo produto, bom preço, mas o atendimento...deixa a desejar. Está na hora das empresas investir mais nos seus colabores através de treinamentos e cursos de capacitação profissional.

    Eder Muniz, 2ºMarketing

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    1. Oi Éder, tudo bem?

      Realmente, quando um cliente vai ao PDV (Ponto-de-Venda) ele pode ter uma boa ou má impressão. Ter bons preços, bons produtos, etc não significa ter um atendimento satisfatório. Boa contribuição!!!

      Abraço e obrigado!

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  9. Primeiramente, algo que sempre deve estar na mente do vendendor é que sem cliente não há venda, sem venda não há lucro, sem lucro não há empresa! O atendimento é algo fundamental para fazer que o cliente volte a empresa. Por que voltar em um lugar em que as pessoas te tratam mal?! E infelizmente, quando o cliente dá preferencia à concorrencia um dos maiores motivos além de outros deslizes, é o atendimento. ANA CAROLINA CANDUZ - 2ºMARKETING

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    1. Oi Ana, como vai?

      Realmente um dos maiores motivos de abandono é o mau atendimento!
      Boa citação!!!

      Obrigado pelo comentário!!!

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  10. É consequência do que a empresa pratica diariamente, pois se tiver um bom atendimento o cliente nunca ira "trair" a empresa,todos gostamos de ser bem atentidos e quando somos bem atendidos sempre voltamos o comercio comprar novamente e saimos satisfeitos. Franciele Mello, 2°Marketing

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    1. Oi Fran!
      Consequencia! Esta é a palavra que muitas empresas não conseguem admitir, mas vão enfrentar ao longo do tempo como forma de colher as atitudes com seus clientes!

      Obrigado pela postagem!
      :)

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  11. Na minha opinião o atendimento é o passo principal de uma empresa,pois se voce for bem atendido em uma empresa voce volta a mesma varias vezes,mas ao contrario voce não volta e ainda tem pessoas que falam mal,concluindo um bom atendimento deixa o cliente sateisfeito e ainda contribui para o crescimento da empresa.

    RUAN PAZETO.

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    1. Oi Ruan, como está?

      Realmente temos pessoas que vão falar mal das empresas, porém só se manifestarão negativamente aqueles que tiveram uma experiência negativa com a empresa!

      Abraço Ruan!

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  12. A empresa visa sempre melhorar, e agradar seus consumidores, no caso de acontecer em alguém ' trair ', e procurar algum concorrente deve ser pelo fato de que algo esta errado, ou o atendimento, ou o produto, porque o cliente exige, pelo menos, o mínimo e se isso não lhe é concedido, ele pode buscar em outros lugares que possa se sentir melhor .
    Marco Antônio Jr. 1ºM

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    1. Oi Marco, tudo bem contigo?

      O cliente que muda de empresa que costumeiramente compra ele está dando sinais de que realmente algo não está bom e precisa ser melhorado!

      Obrigado pela postagem!!!

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  13. Na minha opnião o atendimento é a peça principal dentro de uma empresa,onde o cliente exige muito de um bom atendimento,bons preços,qualidade etc. Se a empresa não agrada ao cliente de certa forma ela acaba os perdendo,por isso ela deve atender a todos os públicos de forma legal para que assim todos saiam satisfeitos com os serviços ali encontrados e que não sejam seus concorrentes e sim clientes contribuindo assim com o crescimento da empresa.
    Taís 1ºM

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    1. Oi Tais, como vai?

      Concordo contigo quanto à perda que a empresa terá ao desatentar-se no atendimento ao cliente.

      Obrigado pela postagem!
      :)


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  14. Não seria de especie alguma uma "traição" deixar de comprar em um estabelecimento que deixou a desejar,todos merecemos um bom atendimento,uma atenção,e a partir do momento que esse vinculo é quebrado por uma falha da Empresa,essa falha deve ser reconhecida a tempo de não me perder,caso isso não aconteça perderá um cliente com certeza.Acho que falta um pouco de vontade nas pessoas hj em dia,se elas estão bem consigo mesma te tratam bem,se não estão, jogam o mau humor pra cima do cliente,não dando uma informação correta ou mesmo nem dando uma informação.Todos procuramos comprar em Empresas que nos cativam,não somos exigentes só gostamos de ser bem tratados...VALÉRIA ALEIXO-(1M)...

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  15. em minha opioniao a empresa tende a desempenhar uma boa relaçao com o consumidor por ele ser uma das principais fontes rentaveis ele tem que ter um otimo atendimento , sendo o atendimento uma das melhores formas de manter a relaçao consumidor e empresa e gerar um lucro prolongado ...

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  16. Na minha opnião, o atendimento ao cliente é essencial na hora da venda, é um dos fatores que fazem o cliente na hora compra se sentir mais a vontade e deixa o cliente satisfeito fazendo com que ele volte a comprar novamente, e também fazendo propaganda, pq no caso se o produto for bom e o atendimento horrivel a pessoa terá anseio de fazer alguma compra onde nao é bem atendido. A empresa tem que fazer um treinamento especifico na parte de atendimento, assim ajudara não só no atendimento como no desenvovimento da empresa gerando lucros e satisfação ao cliente.

    Camila Ananias 1ºM

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  17. Quando vamos comprar em uma empresa, a primeira coisa que queremos é ser bem atendido, e se a empresa não der esse atendimento no mínimo bom, o cliente a troca, sendo assim ele está "traindo", mas sendo bem atendido iremos voltar la e comentar com os amigos que la sim tem um bom atendimento, fazendo então a empresa crescer.
    Paulo S. Caldana 1ºM

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  18. Concordo plenamente em dizer que a confiança é uma das mais importantes metas de uma empresa a se cumprir perante os clientes. Sua satisfação é crucial para que consiga um publico estimado, que obtenha clientes fieis... É através da satisfação que uma empresa pode se "julgar”, com boa satisfação a empresa consegue se manter no mercado, já com a má reputação, ela se auto destrói, chegando a falência.
    Em relação a outros fatores como o atendimento, é de extrema importância que todo "funcionário" tenha no mínimo, um conhecimento da área, pois através de capacitação, treinamentos, que se forma um bom marketeiro.
    Uma empresa que investe na capacitação de funcionários, que foca na satisfação de clientes,que se utiliza de estratégias,ações que sempre busca estar atualizada no mercado e visando também obter lucros, esta sim é uma empresa que exerce o marketing.

    Johny Scaliante 1°M

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  19. No meu ponto de vista quando um cliente vai em busca de algo na concorrência, é porque a empresa em questão não está sabendo lidar com as necessidades que ele está tendo, quando um cliente por mais fiel que ele seja, se ele não está se sentindo bem em efetuar suas compras em determinado estabelecimento, automaticamente ele vai buscar em outro lugar uma satisfação, seja no atendimento, nos preços. Não é segredo que clientes são exigentes e se eles não estão satisfeitos eles realmente deixam de voltar á comprar por mais fiel que ele seja, quando ele exige de mais ele pode sim ter uma pequena falta de compreensão, mais precisamos saber lidar com o momento e saber contornar a situação, para que não ocorra a fuga dele para a concorrência.

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  20. O atendimento é a base de tudo,se o cliente é bem atendido,pode ter certeza de que ele voltara varias vezes para efetuar uma compra naquele mesmo lugar e ser ate ser aquele cliente fiel.Mas se por algum momento ele for mal atendido e mal tratado,nao voltara mais.Ai sim,pode acontecer a tal "traiçao",o cliente com certeza ira em outro lugar para compra-la,em um lugar que ele seja bem atendido e tenha um bom tratamento.Nao que o cliente seja exigente,ele apenas quer um bom atendimento.Tatiane 1ºM

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  21. O cliente dar preferência a uma empresa concorrente, na minha opinião é consequência de uma má adiministração da empresa ou até um descuido. A empresa só tende a crescer quando começa a investir primeiramente em seus funcionários. Capacitando - os com treinamentos e cursos. E isso é bom para a empresa em todos os sentidos, inclusive na visão de um funcionário capacitado. Porque um funcionário bem capacitado, se sente motivado a trabalhar, a atender e se comunicar com os seus clientes. Ele vê que não é só o cliente que tem importância, mas ele também.

    Nilva 1ºM

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  22. a minha opnião e que o atendimento tende ser sempre
    voltado ao cliente para que ele fique satisfeito com o ate
    ndimento.
    e volte sempre e, traga outros clientes para loja.
    o atendimento de uma empresa deve ser voltada ha nesecidade ;
    do cliente .
    o bom atendimento faz que o cliente volte sempre. meire alice bachini
    1m

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  23. Toda empresa pensa em obter lucros em principio,e as vezes não pensa como ela irá satisfazer seus clientes e muitas vezes acaba se tornando uma empresa ruim por não se preocupar na satisfação de seus clientes,onde a empresa poderá fechar suas portas .
    Quando a empresa não pensa somente em obter lucros e sim na satisfação do cliente a chance da empresa crescer e ter sucesso é maior que a empresa que só pensa nos lucros.Fazendo com que os clientes criem uma confiança e passe a comprar somente naquela empresa.

    Lara Oliveira 1M

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  24. Um bom atendimento é uma peça fundamental e indispensável dentro e uma empresa, pois a empresa não basta ter preço e produtos melhor do que a concorrência, o atendimento é o segredo para que os cliente voltem.
    A cada dia que passa os clientes estão mais exigentes, pois se eles não são bem atendido numa empresa ao lado tem outra que possa atende-lo melhor, ou seja, nós colaboradores que temos q nós diferenciar, e assim trazendo lucro e satisfação para empresa.

    Isabela Araújo 2° MKT

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  25. Fazer uma boa venda é fundamental nas empresas pra trazer a confiança ea satisfação dos seus clientes , hoje em dia muitas empresas não dão o valor necessário aos seus colaboradores deixando a desejar em um aspecto fundamental o " TREINAMENTO NO PDV "
    focando em apenas vender mais não a confiança do seus clientes , e deixando a desejar em outros aspecto , como não conhecendo o seu próprio PDV "ESTOQUE" com tudo fluência a decisão final do seu cliente .....

    Ai pugin tirando o pá fica so o gin ??? ¬¬"
    William gomes 2°MKT

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  26. Realmente hoje em dia o atendimento tem que ser de otima qualidade , pois o cliente quando entra na empresa sempre espera um bom atendimento e ser bem recepcionado.Quando o bom aatendimento acontece o cliente sai satisfeito nao so com o produto mas tambem como foi tratado pois a empresa fez com que esse se sentisse importante para com a empresa.
    Com isso a empresa podera obter lucro , satisfação e o mais importante manter o cliente sempre satisfeito.

    Guilherme Martins 2ºM

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  27. Acho que pra Empresa obter lucro,ela tem que pensar no cliente. Como atende lo, pois aos poucos com um bom atendimendo vamos conquinstando cada vez mais pra q saim satisfeito e volte, é isso q cativa os cliente,pois se ele for mau atendido e mau recebido em uma empresa pode ter certeza q ele nao ira voltar e vai passar a ir na concorrencia e nao fará uma boa propaganda de sua empresa.

    Layane 1°M

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  28. No começo a empresa se preocupa em obter vendas tem lucros pra empresa ,mais isso não satisfaz o consumidor, os clientes querer o um produto bom e baroto e com isso as empresas tem que diminuir no preço para poder tem clientes e lucros e as empresas muitas vezes tem bom atendimento,preços baixos e satisfazer o cliente para poder crescer na empresa.
    e com isso você satisfaz o consumidor e a empresa.

    Raiani Fernandes 1°m

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  29. Acredito que na maioria das vezes , se consegue um publico fiel com o bom atendimento; mas também não pode estar desacompanhado da qualidade e do bom preço pensando em si e no cliente .
    Quando eu compro em algum lugar e o produto nao me agradou muito , mas o atendimento foi bom , eu volto no estabelecimento só pelo atendimento .
    Nao concordo que seja traição , nós consumidores estamos sim cada vez mais exigentes e procurando pelo melhor , e se as empresas não se atualizarem a cada instante , vão perdendo seus clientes .

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  30. Luciene Cristina 1º M20 de setembro de 2012 21:13

    Certamente,o cliente tem todo o direito de se sentir a vontade e ter confiança na empresa e no seu vendedor,se não é bem atendido e bem tratado ele realmente vai procurar uma empresa que vá fornecer a ele bons produtos e um bom atendimento.Afinal,o que é uma empresa sem seus clientes?Nada.E é através de seus clientes que uma empresa identifica o que eles realmente necessitam,qual os desejos de consumo e o que precisa para sua melhoria.Tratar seus clientes bem é o que faz uma empresa crescer.

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  31. Não acho que só porque deu preferencia a outra empresa, 'traiu' a outra; se isso ocorre é devido aos erros cometidos por essa empresa durante a venda e afins. E o cliente tem todo o direito de exigir algumas coisas da empresa ( não tudo,é claro), mas sempre querer um bom atendimento não é mal nenhum, e dar sugestões e criticas á empresa só vai fazer com que ela melhore o que esta fazendo errado e garanta sempre seus clientes ! Beatriz - 1°M

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  32. Um dos pontos principais de uma empresa é o atendimento,claro que nem todo atendimento agradará todas as pessoas,mas pra quem trabalha nessa área de se comunicar com o publico tem que ser bastante educado e ter bastante cuidado com a fala e a forma que se trata os clientes.Pois o primeiro contato visual ou verbal que o cliente tem com a empresa é através do atendimento.Se o cliente for bem atendido com certeza você ganha a confiança dele,podendo assim ajudá-lo em sua compra.
    Lembrando que não precisa de vender algo para o cliente ficar satisfeito,basta ter um bom atendimento,pois se ele não comprar nada no mesmo tempo,pode ter certeza que de quando ele precisar de algo lembrará em primeiro lugar da sua empresa.
    ANA ALICE 2°M

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