quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CONFIANÇA NA EMPRESA X SATISFAÇÃO DO CLIENTE

A palavra “SATISFAÇÃO” foi utilizada propositalmente para ilustrar o que os clientes vivenciam em empresas e que esperamos que tenha atingido suas expectativas.

Confiar em uma empresa significa preferi-la dentre outras concorrentes. É a confiança que o cliente deposita nelas ao longo do tempo que vai estreitar seu relacionamento e tornar-se fiel, possibilitando uma satisfação ao consumidor, o qual indicará a empresa a amigos e conhecidos.

O atendimento pode ser considerado uma ferramenta estratégica para que essa relação seja duradoura e, no mínimo, satisfatória.

E quando a confiança desta relação é “traída” pelo mau atendimento?
E os deslizes permitidos pelos líderes dos colaboradores denotando serem comuns e naturais as péssimas posturas de atendimento?

O cliente é pouco compreensível ou exigente demais?
Exigir o mínimo é pedir muito?

Dar preferência ao concorrente quando efetuar suas compras é "traição” do cliente ou consequência do que a empresa pratica diariamente sem perceber?

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AGORA É COM VOCÊ!!!

Compartilhe seu ponto de vista e posicione-se quanto ao assunto proposto.
Tenho certeza que TODOS tem algo para colaborar.


60 comentários:

  1. Dependendo do ângulo de vista, torna se exigente pelo motivo de estar pagando e tem direito de agir,nunca é demais exigir algo que você está pagando.
    Um dos pontos principais foram as empresas fidelizarem cliente, pois pro cliente não sabe do progresso da empresa que compra e é fidelizado e falar o que sabe e fazer saber o que faz.
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    Alex Rosseto, 1°M

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    1. Alex, muito pertinente seu comentário! Acredito que o ponto principal dele é quando você menciona o direito do cliente de agir, ou seja, é o empoderamento que hoje vivemos pelo nossa decisão de compra. Compro onde quero! Essa liberdade faz com que possamos definir o que é para nós bom ou ruim em atendimento. Dependerá disso para podermos ficar satisfeitos!

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  2. O cliente espera ter um bom atendimento feito pelo vendedor, e ele até exige o mínimo possível para que isso se concretize, e após um péssimo atendimento, o cliente não hesitará em optar por uma concorrente, pois acredito que seja consequência da empresa por não se desempenhar e dar ouvidos para seus clientes.


    Luis Otavio Vieira - 1°M

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    1. Luis Otávio, boa participação! O cliente se sente lesado e realmente procurará um novo estabelecimento comercial, visto que ele procura qualidade e bom atendimento. Mas aí fica difícil quando não consegue encontrar isso, não é mesmo?

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  3. Ao meu ver,entregar o produto ou serviço com a qualidade ja irá fazer com que seu cliente mantenha um vínculo com a empresa .Manter sempre um bom atendimento com seus clientes é extremamente necessário , pois o cliente sendo mal atendido fará com que deixe de frequentar a empresa e ira procurar seu concorrente.
    Por isso que a empresa deve manter seu padrão de qualidade,pois um bom atendimento,trara satisfação do cliente e como consequência, a confiança e a credibilidade também.

    Natália Cristina Carneiro
    1°Marketing

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    1. Essa qualidade que você comentou, Natália, é um de vários aspectos que são necessários para que um cliente observe e decida por comprar na empresa. Bom comentário, visto que manter a qualidade de um produto ou serviço faz, sim, que o cliente mantenha-se fiel.

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  4. Tatiane Cristina Siqueira 1ºM
    Na minha opinião,as empresas tem que ensinar seus atendentes a sempre tratarem bem seus clientes,porque eles não gostam de ser mau atendidos,e quando isso acontece param até de frequentar o lugar,e estão certos,tem que pedirem o minimo sim ,porque irão pagar, precisam de um atendimento adequado,que seja dado atenção,ninguém gosta de desfeita, ainda mais quando vai comprar, porque as vezes vai fazer o cliente pensar, que o atendente está o vendo sem condições financeiras de pagar, e além de atenção precisa de confiança , porque quando a pessoa vai a empresa para adquirir o produto, ela quer ter certeza que o produto é bom. Atendentes tem que saber trabalhar sim, porque a empresa depende desses clientes.

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    1. Isso mesmo, Tatiane! O preparo e treinamento dos funcionários é essencial para que seja oferecido um ótimo serviço de atendimento. É função dos gestores e da empresa identificar, aplicar e acompanhar o desenvolvimento dos atendentes, claro que sempre com o foco também voltado à satisfação do mesmo.

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  5. O cliente espera no mínimo ter um bom atendimento.
    Depois de um atendimento ruim, ele não volta mais ao estabelecimento.
    E sem contar que é um erro gravíssimo da empresa não escutarem o cliente e por isso resulta na perda dos clientes.
    Os atendentes têm que se capacitados para lidar com os clientes, porque é deles que a empresa depende.

    Amanda Costa 1°M

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    1. Não escutar o cliente é um grande erro mesmo, Amanda, isso não pode acontecer! Capacitados sempre serão os mais requisitados até mesmo pelos próprios clientes, pois preferimos ser atendidos com os melhores. :)

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  6. Dar preferência ao concorrente ao efetuar suas compras não pode ser considerado uma traição pois o cliente esta sempre em busca de produtos de boa qualidade, com preços justos, obtendo desconto e facilidade no pagamento o que Nem sempre todas as empresas têm condições de oferecer, O que faz com que o cliente procure concorrência.

    Andressa Zilli
    1•M

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    1. Exato, Andressa! A preferência por outra empresa nem sempre é uma traição. Pode ser somente uma negligência da empresa que não ofereceu um bom serviço de atendimento.

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  7. Creio que exigir um atendimento adequado não é ser exigente, a partir do momento que alguém decide abrir uma empresa voltada para vender um produto/serviço é obrigatório ter em mente que deve existir um atendimento de qualidade, não é atoa que muitos lojistas novatos andam se destacando ultimamente, principalmente aqueles que já sabem e experimentaram na pele como é ser mal atendimento em um estabelecimento.
    Não acho que exista traiçao do cliente, a não ser que ele tenha alguma "picuinha" com algum funcionário, pois se estou em um estabelecimento e gostar do atendimento eu não vou sair falando mal, pelo contrário sempre que precisar voltarei lá, dá uma satisfação enorme de entrar em um local e ver uma pessoa sorridente conversando com você com uma expressão natural e perceber que ela não está se forçando ser educada, então creio que se o cliente resolve partir para outra empresa, algo de errado aconteceu ali, alguém o atendeu mal seja demorando, não dando informaçoes precisas, ou até um olharzinho desconfiado de um atendente te faz se sentir mal, são coisas pequenas que fazem um bom atendimento se tornar ruim, claro dependendo do carater da pessoa, pois sempre tem o cliente barraqueiro neh, como já foi discutido em aula.
    1M

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    1. Bianca, ótima sua sinceridade! Realmente pode haver algum descontentamento com as pessoas que trabalham na empresa. Se foi mal atendido, concordo contigo, algo aconteceu!!! :)

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  8. No meu ponto de vista, o cliente não é exigente de mais, ele apenas procura uma boa qualidade do produto ou serviço e um bom atendimento, ele não está errado pois é oque ele deve receber independente da empresa.
    Se ele decidiu comprar no concorrente mesmo depois de ter fidelizado com a empresa, creio que foi por conta de algo que não o agradou, e talvez esse "erro" passe despercebido até mesmo pela empresa.

    Victoria Quaquio
    1° Marketing

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    1. É um bom argumento, Victória. Realmente, algo pode não ter agradado o cliente, mas a empresa não pode deixar passar despercebido, ok?

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  9. O bom atendimento não deveria ser exigido pelos clientes, e sim pelos gestores acima dos funcionarios, que devem dar o treinamento adequado e o acompanhamento no desenvolvimento dos mesmos.
    O clinte nunca foi e nunca será obrigado a ser fiel a determinada empresa, a obrigação é dos atendentes que devem dar algo a mais que irá cativar e fidelizar o cliente.

    Wender Henrique Vital 1°M

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    1. Bingo! Bom atendimento não precisa ser exigido, precisa ser vivenciado!!! Ele não é fiel por obrigação! :)

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  10. Atualmente o mercado está com um leque muito grande de opções para o consumidor, logo, o consumidor com muitas opções, começa a dar preferencia para o comercio que melhor lhe atende (em termos de atendimento, de qualidade e preço). Isso faz alguns comerciantes buscarem um melhor treinamento para seus funcionários, melhorando assim o atendimento ao consumidor, porem, alguns comerciantes não percebem que o bom atendimento também é uma necessidade do consumidor e acabam deixando por desejar nesse quesito, fazendo assim com que percam uma quantidade considerável de clientes.
    Percebe-se então que atualmente o bom atendimento ao consumidor é essencial para manter os clientes através da satisfação por consumir aonde se é bem atendido, e que para manter o cliente não basta mais entregar o produto com qualidade boa e preço baixo, é também necessário um bom atendimento para que a satisfação do cliente para com a empresa aumente. Atitudes assim podem acabar por fidelizar o cliente, trazendo muito mais benefícios para o comerciante que prioriza o bom atendimento.

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    1. PUBLICAÇÃO DE RODRIGO BOCARDO - 1° MKT
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      Rodrigo, o atendimento é ESSENCIAL mesmo, como você mencionou, ara manter o ciente pela satisfação. Cliente que não é bem atendido, pouco fica satisfeito.

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  11. Todas as vezes que um cliente entra em um estabelecimento ele deseja ser bem atendido. Mesmo que já esteja com o que quer em mente ou só entre pra dar uma olhada nas coisas. Um bom atendimento diz muito do lugar e muito sobre quem vem nos atender. Sempre que estamos em busca de algo esperamos que as pessoas do local nos deem as melhores opções, nos deem dicas e saibam interagir, nada pior que você entrar em um local e se sentir constrangido pela maneira que é tratado. Quando pegamos confiança em uma empresa, seja ela qual for, iremos indicar para a maior quantidade de pessoas possíveis, por isso é imprescindível que todos do local mantenham o bom atendimento com todos que iram conhecer. No meu ponto de vista, você primeiro deve ser bem tratado no seu local de trabalho para que depois trate bem os seus clientes. Mas a cima de tudo, independente disso você não pode descontar em cima dos outros suas frustrações, sejam elas no trabalho ou fora dele e vale ressaltar que nem todos os dias são coloridos, de vez em quando temos nossos dias preto e branco, mas nada disso deve interferir no seu bom atendimento. Toda empresa depende de bons e fiéis clientes, por isso um bom treinamento e atendimento são a chave do negócio.

    Joana Victória - 1°M

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    1. Joana, até comentei esses dias em sala sobre o descontar no outro. Tem atendentes que fazem muito isso e é falta de preparo emocional para lidar com vendas. Boas observações!

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  12. Na minha visão a empresa tem que servir,suprir,fazer,reconhecer,entender!Todas as necessidades e desejos de seus clientes, em função do seu ideal.Porque os consumos feitos pelos clientes é o que vai mantela viva,de pé.A empresa tem sempre que renovar, inventar e criar.Buscar informações,ouvir atenciosamente seus clientes.
    A confiança é algo que não deve ser traído,pois só trás sentimentos ruins que vai atingir os clientes, dependendo da personalidade da pessoa ela pode detonar falar mal do atendimento para o publico, ou simplesmente ir para o concorrente suprir suas vontades, deixando de consumir.Os donos,chefes...Tem que fazer um treinamento adequando seus funcionários como desejam, e conhecer os seus próprios funcionários.
    Ana Gabriela 1°M

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    1. Ana!!! Ótima conclusão a sua! Servir, suprir, fazer, reconhecer e entender!!! Confiança não se trai. Muito bem! :)

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  13. Na minha opinião os atendentes tem que passa por uma série de treinamentos,e claro que a empresa contratante fica por conta disso se quiser tem bons vendedores,e assim fazer com que os clientes passe a fazer o uso do produto ou serviço prestado com mais frequência,manter relacionamento com o cliente,saber ouvir,paciência em certas ocasiôes, carisma são itens essenciais na hora de fazer uma venda ,você prefere paga barato e ser mal atendido ou pagar um pouco mais caro e ser muitoooo bem atendido?? eis a questão ,se o relacionamento do atendente e cliente ja foi criado pode ter certeza que ele ira voltar e pagar um pouco mais caro só para ter o melhor atendimento , eu Jaqueline noto que nos últimos anos as pessoas não praticam mais o ato da gentileza ,vivem com muita pressa ,muito irritadas,não sabem esperar, sem duvidas então que o atendente tem que ter um preparo para lidar com diversas situações ! assim creio que todos irão ficar satisfeitos cliente por ser bem atendido ,e atendente por efetuar sua venda com sucesso a cada dia !

    Jaqueline D. Moris Olimpio
    1° Marketing

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    1. Barato e mal atendido ou mais caro e bem atendido? É um bom questionamento, Jaqueline, mas temos lugares baratos que atendem bem, não acha? Boa resposta!!!:)

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  14. O cliente sempre tem razão mesmo estando errado pois é ele que está ali pagando praticamente o salário do funcionário que está atendendo sem falar que para cada tipo de pessoa tem um modo de atendimento diferente pois nem todos são iguais principalmente de personalidade.
    Oque falta também é treinamento para esses funcionários porque se todos tivessem um treinamento de atendimento ao consumidor certamente não iria dar certos deslizes e até mesmo ser mal educado com quem paga seu salário.
    Com tudo isso para mim o cliente
    acaba se acomodando e exigi mais é no caso do vendedor ele não tem treinamento e as vezes leva problemas pessoais para o trabalho.

    Bruno Rafael de Souza 1M

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    1. O cliente exige mais de todos, independente, Bruno, do local onde ele compra. É uma característica do cliente da atualidade. Podemos e devemos exigir bom atendimento de qualquer atendente, seja mais treinado ou não. Afinal de contas, treinar é função da empresa, como você mesmo comentou, e já pagamos pelo atendimento embutido no valor do produto.

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  15. Bruna Souza 1°M Marketing
    Ser um vendedor precisa de conhecimento , separar coisas pessoais e trabalho, ter um bom humor mesmo que nao esteja em um bom dia , ser verdadeiro e nao forçar com os clientes, para resumir ser vendedor é difícil, mais nao impossível.
    Porém muitas vezes um mal atendimento de um vendedor é culpa de quem contratou ele para trabalhar em sua empresa . Hoje em dia , o celular atrapalha muito em todas areas de serviços, mais nao só o celular mais sim diversas coisas .
    Para um Cliente ser fiel em sua empresa é questao de tempo e é sim respomsabilidade do vendedor fazer isso acontece, fazer com que o cliente saia da loja e volta em outros dias para comprar naquele local.E sim com as caracteristicas de um bom vendedor a cliente querer realizar a compra apenas com aquela pessoa que ela realizou a compra anterior, Pode haver varios concorrentes mais sempre vai escolher o vendedor que mais te deu atenção e que foi sincero e que principalmente teve paciência e claro aquele que sempre te atende com um sorriso no rosto como se fosse amigos , e nao cliente e vendedor na minha opinião isso é fidelizar um cliente .
    Mais é difícil encontrar vendedores bons suficientes para isso mais tem muitos que sao capazes e por qualquer deslize deixa de ser um bom vendedor

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    1. Bruna, entendi seu ponto de vista, mas o comentário do celular ficou meio fora de contexto, não achou? Interessantíssimo o seu ponto de vista que menciona a preferência por vendedores pelos clientes.

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  16. Na minha opnião quando uma empresa contrata um funcionário, a empresa tem o dever de ensina como realmente atende um cliente para que a empresa possa ter vários clientes. Com isso vão gostar do bom atendimento e sempre vão querer voltar e não vão se importar com o preço do produto! Agora quando algum vendedor não atender bem é claro que o cliente não vai voltar e vai em outra loja comprar e ainda a empresa sai no prejuízo.

    Maria Marta Estevan
    1° M

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    1. Maria Marta, o dever de ensinar é da empresa mesmo, tem toda razão! Agora imagine o quanto um funcionário precisa também se dedicar? Não é verdade? Com certeza, como você mesma disse, a empresa vai sair no prejuízo.

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  17. O mercado de consumo com o passar dos anos, foi se abrangindo em vários nichos para poder conquistar o maior numero de potenciais consumidores, cada tática usada, cada informação conquistada e pesquisa realizada não serveria de nada se o potencial cliente de um produto ou serviço Não tiver uma boa impressão ao primeiro contato com a empresa, e em quase sempre esse contato é com um atendente, se ele der total atenção em esclarecer todas as duvidas do produto ou serviço, esse potencial cliente com certeza se tornara um CLIENTE. Talvez o produto não seja tão bom, ou o serviço não seja aquilo que esperava, mais o atendimento foi impecável, Quem nunca apertou uma maquina para poder avaliar um atendente? Quem nunca recomendou tal produto ou serviço porque se sentiu importante com toda a atenção que o atendente deu para ele? Isso vem do ser humano gostamos de nos sentir importante, e sempre voltamos ao local que nos fazem sentir importante, e sempre indicamos para alguem que seja importante para nós, para poder vivenciar assa mesma experiência.

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    1. A primeira boa impressão é a que fica, realmente se for ruim a experiência, é mais complicado, não é mesmo, Jessica?

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  18. Na minha opinião é o dever de todas as empresas dar um bom atendimento aos seus clientes, quando a empresa tem um bom atendimento satisfatório, a empresa sairá ganhando, e assim ganhará a confiança de seus clientes, se tornando fiel, e que sim o cliente possa estar indicando a empresa aos seus amigos.
    Mas infelizmente, em muitas empresas eles acaba não tendo essa noção de como é importante ter um bom atendimento, e acaba contratando pessoas que não esteja preparado para exercer essa função.
    Liliana Silva
    1°M MKT

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    1. Exato, a confiança de um cliente é muito fundamentada na satisfação que ele também tem do serviço de atendimento, Liliana!

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  19. E muito relativo o caso do correto do não correto se tratando de clinte e vendedor. O vendedor tem sim a maior função de tratar o cliente da melhor maneira possível sem esperar muito dele e é claro querer o melhor pra empresa em que ele se atua, bom ganho concerteza a gente ganha pelo bom e melhor trabalho e reconhecimento por aquilo. E sim cliente ele não tem um papel mas no mínimo a ética de se manter fiel com aquela loja ,empresa..etc e claro bom atendimento e bem vindo quando se a colaboração do cliente ex: quando o cliente não esta em um bom dia e trata mau um funcionário , isso tudo colabora para as ruinas mas podemos aprender que podemos ser melhor independe dos casos que posam vir e sim o bom atendimento pode considerar sim uma boa estratégia de marketing e para a empresa.

    Ana Júlia
    1°M

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    1. Isso mesmo, o bom atendimento é uma estratégia que pode ser considerada de marketing, pois foca na satisfação do cliente, Ana Julia.

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  20. Na minha opinião, acredito que quando o cliente não esta satisfeito com algo (produto ou serviço) ele sim pode alterar seu local de compra sem ser considerado uma traição com a marca(empresa) de costume , pois nas aulas de gestão de vendas aprendemos que quem tem que sentir bem é o cliente e se algo não esta se saindo bem não é culpa do cliente e sim por falta de treinamento, liderança e organização por parte da empresa,. Que com as críticas deveriam melhorar seu dia a dia para o próprio crescimento. Lara M Michel 1m

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    1. Lara, sua posição quanto ao texto está correta, o cliente precisa se sentir bem, caso contrário, ele terá motivos para abandonar a empresa e preferir outra.

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  21. Creio que toda empresa deve prestar um bom atendimento aos clientes, pois assim ela ganhará a confiança e possivelmente a fidelidade dos demais.
    Da mesma maneira que o produto tem que ser bom, com o atendimento é a mesma coisa, até porque o produto não se vende sozinho, se a pessoa for atendida mal ela não ira querer comprar no estabelecimento.

    Ana Laura
    1°M

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    1. Concordo, Ana Laura. Cliente que não compra em determinado estabelecimento que em que já tenha efetuado uma compra antes, é porque algo já aconteceu ali que gerou insatisfação no mesmo.

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  22. Acredito que hoje em dia, o estreitamento do relacionamento dos atendentes junto aos clientes seja uma das principais ferramentas de treinamento dos gestores de uma empresa. Sendo a satisfação do cliente primordial para que a venda aconteça. Com o grande crescimento do comércio e vendas online, um atendente de loja física será responsabilizado diretamente por essa satisfação. O cliente deve ser sempre bem atendido para se formar uma fidelização junto a empresa. O mesmo tem o direito de procurar onde bem lhe aprouver fazer suas compras sem a preocupação com traição a empresa X ou Y se está não satisfazer suas necessidades. Ana Paula Schiaveto da Palma, 1 M .

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    1. Muito bom, Ana Paula! O estreitar relacionamento com o cliente é uma grande estratégia de marketing, pois atender somente, não basta, precisamos ir além das expectativas deles!

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  23. Um bom atendimento é algo primordial no momento da compra, dando pontos a empresa e ajudando na fidelização do cliente, acredito que não seja considerado "traição" comprar no concorrente, tendo em vista que, o consumidor sempre busca o que é melhor para si, seja preço, qualidade ou até mesmo um bom atendimento, portanto, conclui-se que, as empresas devem sempre investir em um bom atendimento para satisfazer seus consumidores e fazer com que sintam-se confortáveis, tornando-os clientes fiéis !

    Vinícius "Malbec" da Silva - 1ºM

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    1. Boa postagem, Vinícius! O cliente sempre a empresa precisa de ter em mente que investir no bom atendimento é questão de sobrevivência mesmo! Necessária e importante esta visão focada no cliente.

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  24. Muitos donos ou gerentes de empresas erram ao “fechar os olhos” para o mau atendimento de seus colaboradores. Com certeza, se o cliente dá preferência ao concorrente de um determinado estabelecimento, foi conseqüência da forma que ele foi tratado dentro do mesmo. Uma vez que os responsáveis pelas empresas não tomam atitudes para sanar ou corrigir o mau atendimento, o próprio dono ou gerente está abrindo mão de seu cliente para a concorrência. Deve-se investir mais em treinamentos e orientações para um melhor atendimento, pois hoje em dia, não é só o preço que fideliza o cliente. O cliente não paga somente pelo produto ou serviço, mas também paga buscando ser bem atendido e se sentir á vontade no estabelecimento. E se ele deixa de freqüentar o estabelecimento, não foi por falta de compreensão ou demasiada exigência da parte dele, foi pela negligência dos funcionários que não souberam trata-lo de forma satisfatória. Uma vez que o cliente se sente constrangido ou pouco a vontade pelo mau atendimento, ele busca outro lugar que possa satisfazê-lo plenamente como tal. E quem perde com isso não é ele, mas sim o estabelecimento, pois quem o mantém é o cliente. E sem o cliente, o estabelecimento fecha as portas.

    SIMONE GRAMA DA SILVA - 1° MARKETING

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    1. Simone, você comentou bem sobre a fidelização, preço não é o principal item que fideliza seu cliente, mas sim o que vem além disso, por exemplo, o atendimento!!!

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  25. Os atendentes tem que praticar empatia, sempre lembrando que antes de ser atendente também é cliente e ser educado e atencioso é o minimo. Os lideres tem responsabilidade em supervisionar para garantir um bom desempenho do funcionário. O cliente procura qualidade e bom atendimento e quando não encontrado pode sim dar preferência ao concorrente sem ser considerada uma traição

    ANA PAULA D. SOUSA 1°MARKETING

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    1. Isso aí, Ana Paula! EMPATIA! Colocar-se no lugar do outro, entender as expectativas do outro para poder atendê-las de forma satisfatória e essencial.

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  26. Na minha opinião , vai muito do ponto de vista ,
    pois o cliente sempre espera ter um bom atendimento,
    isso não é exigir muito , é o direito dele pois ele está pagando,
    e dar preferencias a outras empresas não pode ser considerado traição, o cliente
    tem o direito de ir atrás de coisas novas com preços melhores , e pra que isso não aconteça as empresas tem que fornecer um bom atendimento , fazer com que o cliente se sinta bem , e tenha confiança na empresa.
    Vinicius Souza 1°M

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    1. Não é exigir muito mesmo não, Vinícius! Isso é o básico do básico oferecer um ótimo atendimento. Se não, como terá confiança na empresa?

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  27. Para mim tudo se resume a um conjunto de fatores. Tudo começa na empresa, passa para seus clientes e o ganho final na verdade bem do cliente. Ser bem tratado é a minima coisa que você deve fazer quando alguém procura sua empresa. E quando mais informado e treinado o atendente for melhor sera para ambos. Esses conjuntos de fatores influenciam a todos na hora da compra e venda de um produto. Se você tratar bem seus clientes eles iram falar bem não so de você como da sua empresa tambem. é isso que permite que você cresça na mesma. treinamentos são muito importantes, pois você irá encontrar vários tipos de pessoas no dia-a-dia da empresa e tudo isso se leva em conta. Clientes bem tratados são fieis e fazem boas propagandas, é isso que mantem qualquer empresa de pé.
    Gabriel Henrique Alves

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    1. Gabriel, ambos os lados saem ganhando mesmo, tanto o atendente que representa a empresa como o cliente que tem o atendimento bem realizado. Essa é a visão que todos deveriam ter: ganho mútuo.

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  28. Todas as vezes que um cliente entra em um estabelecimento ele deseja ser bem atendido. Mesmo que já esteja com o que quer em mente ou só entre pra dar uma olhada nas coisas. O cliente espera ter um bom atendimento feito pelo vendedor, e ele até exige o mínimo possível para que isso se concretize. E muitas das vezes não é o cliente que é muito exigente mas sim o atendimento que realmente não é de qualidade e até mesmo feito com descaso e muito pouca importância com o cliente que deveria ser o alvo do bom animo de todos os vendedores e atendentes.
    E no meu ponto de vista a preferencia pelo concorrente não seria nenhuma traição, mas sim o concorrente teve atenção e carinho para conquistar e cativar o cliente
    Ian Justino da Silva

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    1. Esse alvo está um pouco longe de ser atingido por algumas empresas, não é mesmo, Ian? Isso deveria ser preocupação de todas elas.

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  29. Ao meu ponto de vista, não é pedir muito quando se exige o mínimo de um atendente! Como eu sempre digo, preço e condição de pagamentos hoje em dia são muito competitivos, enquanto que, ser bem tratado pode sim ser uma forma de fidelizar clientes! Claro que toda regra tem sua exceção, e pode ser que apareça aqueles clientes cujo a exigência passa dos limites, mas ter um atendente bem preparado para um bom atendimento, vai ser sempre a melhor opção para uma empresa!

    Anaísa C Guimarães / Marketing

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    1. Manter um bom atendimento é a melhor opção mesmo dentro de uma empresa, isso deveria ser regra, Anaisa.

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  30. eu intendi que o atendimento tem que ter bom relacionamento com o cliente e sempre atende-lo com educação porque na maioria da vezes pode virar briga e a pessoa pode não voltar e procurar um concorrente.
    JULIO CESAR LAZARI 1 MARKETING

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    1. Exato, você entendeu bem, Julio, lembrando que cliente bom ele volta, mas se o atendimento for ruim, ele desiste da empresa e realmente vai para o concorrente.

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